domingo, 13 de setembro de 2015

COMO LIDAR COM O CIÚME DO FILHO MAIS VELHO




         Segundo o psiquiatra francês infantil Marcel Rufo,  autor de Irmãos - Para Entender Essa Relação (Editora Nova Fronteira), o nascimento de um irmão quando o mais velho tem entre 3 e 4 anos provoca um inevitável "cataclismo interno", porque nessa idade a criança está numa fase de mudanças (ida para a escola, por exemplo) e ainda não conseguiu acumular recordações de família suficientes para se sentir segura.Diz também que o ciúme, além de normal, pode levar a uma competição sadia que ajuda os dois irmãos a crescer. É difícil, porém, pensar nesse lado positivo quando o mais velho começa a ter dificuldades para dormir, "desaprende" a calçar os sapatos se a mamãe não ajudar ou volta, por exemplo, a usar fralda e a fazer xixi na cama. 
E são imensas as probabilidades de o caçula ser recebido com agressividade mais ou menos explícita. 

Veja só o que os especialistas recomendam sobre como lidar com o filho mais velho:

- Lembrar sempre que o ciúme e a vontade de agredir são naturais e nunca dizer que a criança está sendo má ou fazendo uma coisa feia.
- Esforçar-se para lhe dar a mesma atenção de antes.
- Ter em casa brinquedos novos embrulhados para presentear o mais velho sempre que o outro ganhar um.
- Elogiar os progressos dele para que não fique tentando se comportar como um bebê.
- Evitar que o caçula use objetos do outro (berço, mamadeiras, carrinho). Menos ainda, forçá-lo a dividir brinquedos.
- Falar e mostrar fotos do tempo em que ele também era bebê.
- Não deixar o pai dar dedicação total ao mais velho como compensação. Isso só aumentará a sensação de que a mãe não tem mais tempo para ele.
- Mostrar ao ciumento as vantagens de ser mais velho: saber falar, andar e várias coisas sozinho.
- Providenciar brinquedos que permitam à criança dar vazão à agressividade - massinha, material para desenho e um tambor, por exemplo.
- Não exigir silêncio por causa do bebê. Recém-nascidos são capazes de dormir em meio à maior confusão e o outro ficará mais ressentido.

 Mas é bom saber que tal fase de rejeição agressiva é mais comum quando a mais velha tem entre 1 e 3 anos e não passa muito depressa. Os especialistas calculam que leva em torno de um ano e piora por volta dos 4, e/ou 5 meses do nascimento do caçula.

0 comentários:

Postar um comentário