domingo, 13 de setembro de 2015

ALIMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS > 6 MESES



De modo geral, as frutas são a primeira novidade que o bebê vai experimentar, e entrarão no lugar de uma mamada ou outra, de preferência no começo ou meio da manhã e meio da tarde. Como o sistema digestivo do seu filho ainda é imaturo, não exagere na dose e comece com frutas mais suaves, como maçã, banana, mamão ou pera. Cada uma tem que ser dada separadamente por pelo menos três dias para ter certeza de que não provocará reação. 

Suco de laranja-lima também é outra opção, por ser rico em vitamina C . Se estiver amamentando no peito, tente ensinar o bebê a usar um copinho pois é mais saudável que a chuquinha ou mamadeira. Comece com quantidades bem pequenas (entre 30 ml e 50 ml) e nunca acrescente açúcar nem mel. 

Papa de banana ( 1 banana)

Descasque a fruta e amasse com um garfo. Sirva com uma colher de plástico ou silicone. 

Papa de mamão (meio mamão-papaia)

Lave bem a casca e depois corte o mamão na metade. Retire com uma colher as sementes pretas e só use a polpa. Amasse e dê com uma colher pequena de plástico ou silicone. 

Papa de maçã (1 maçã  ou pera):

Lave bem a casca e coloque de molho em solução de água com água sanitária. Corte a fruta na metade. Com uma colher vá raspando a polpa da maçã. Preste só atenção para que não escape nenhum pedacinho maior que possa engasgar seu filho. Outra opção é passar a maçã na peneira ou ralador. 

A partir da aceitação de cada fruta individualmente, você pode começar a misturar duas delas para fazer uma papinha mais rica, como, por exemplo, banana com maçã, maçã com pera, mamão com laranja. O suco de laranja-lima também pode ser combinado e batido com outras frutas, como acerola, mamão ou maçã ou mesmo legumes, como cenoura ou beterraba. 

As papas salgadas entram na alimentação infantil para suprir as novas necessidades nutricionais e calóricas do corpo em desenvolvimento e, assim como as frutas, devem ser introduzidas aos poucos. Elas devem ser amassadas ou passadas na peneira, em vez de ser batidas no liquidificador, para que a mastigação seja mais estimulada. Não é necessário acrescentar sal à preparação.  A papa salgada pode ser primeiro servida na hora do almoço e, após algumas semanas, na hora do jantar também, substituindo as mamadas correspondentes.

O segredo para que seu filho aceite os novos sabores é a repetição (às vezes só na décima vez ele vai parar de cuspir) muita paciência.  Provavelmente  vai fazer muita cara feia até passar a apreciar o gostinho e a consistência das sopas e frutas.
















0 comentários:

Postar um comentário